''O amor é uma ilusão?''

Deixando bem claro que não estou necessitado, nem revoltado com amores passados, nem fui chifrado, e minha namorada não terminou comigo (mesmo pq não namoro!). É apenas um assunto polêmico, que gerou muita discussão em nossas aulas com o professor Ovídio (isso é um nome próprio!)

Primeiramente, qual a definição de ilusão? Segundo o dicionário temos:
- engano dos sentidos ou da inteligência
- errada interpretação de um fato
- pensamento quimérico
- coisa efêmera
- utopia
- fantasia
- efeito artístico que produz a impressão da realidade
...ou seja, algo que simula ou fingi ser real ou verdadeiro, mas no fundo não é!

E a definição de amor?
- viva afeição que nos impele para o objeto dos nossos desejos
- inclinação da alma e do coração
- objeto na nossa afeição
- paixão
- afeto
...ou como nosso parceiro Rick definiu: ''Amor é a junção de paixão com desejo''

Agora lhe pergunto, o amor é uma ilusão? SIM!
Um bom exemplo disso. Imagine-se com uma menina/menino, e você realmente o ama (ou pensa que ama), passando-se um tempo vocês terminam. Eu não dou 2 meses até que você já o tenha superado e esteja com outra pessoa em mente! ;)
Amor pode ser confundido com desejo, com aquela puta mina gostosa, ou com aquele cara 'bombado'. Ou confundido com paixão, você simplesmente é apaixonado pela pessoa mesmo sendo a mesma, horrível!
Pode-se dizer que a palavra 'amor' é apenas uma palavra que significa que você é apaixonado e tem desejo ao mesmo tempo por alguém. Ou então até aceito dizer que o amor é momentâneo, você sente por um certo tempo pois está iludido que de ela/ele é A garota(o). Mas, se o amor é classificado pelos Romeus da vida como uma coisa perfeita, linda, , indescritível, ETERNA, como pode o mesmo ser momentâneo? (acho que entramos em conflito.)
Simplesmente o amor é apenas mais uma palavra forte que demonstra afeto e carinho! Não pode ser classificado como um sentimento, nem como uma emoção (mesmo porque emoção já é outro sentimento).

  • Lembrando que o amor que discuto aqui é o amor homem/mulher (homem/homem ; mulher/mulher se preferir)
Dica de música: Jimmy Eat World - The Middle

Abraços,

João. ;)

3 (ir)relevâncias:

!Paulo 5 de março de 2009 às 12:44  

Prefiro acreditar que O AMOR NÃO É UMA ILUSÃO, do que crer que o mundo inteiro é burro, sem nexo, sem causa e sem amor quando se está apaixonado.

Pense como Descartes "penso logo Existo".
Pelo fato de você não conseguir tocar seu pensamento, nem quantificar metafisicamente o mesmo, nem por isso ele é uma ilusão.

Se o amor fosse tão efêmero(sem importância pros sem léxico) quanto você pensa, Qual a Força motriz do Homem para fabricar obras ridiculamente estupendas como o Taj Mahal, os Grandes Mausoléus antigos e todas as outras construções literalmente concretas da sociedade.

Não importa se é o amor ao dinheiro, o amor interpessoal ou o amor a camisa do SPFC !
o FUCKING LOVE DO Exist, mas tal qual a gravidade que nos circunda apenas não mostra sua cara de uma forma racional.

Anônimo 5 de março de 2009 às 18:02  

Aaaah, eu creeeio que depende muuito!
Pra MAIORIA dos casaiis adolescentes, deve ser uma ilusão ..
Mas e para aquele casal de velhinhos, juntos há 40 anos? Achoo que ai não é ilusório ...

Anônimo 6 de março de 2009 às 00:28  

Pros velinhos é mais ilusório ainda. Porque pra eles tanto faz, pois eles não ''fazem mais nada''. Apenas vivem juntos (a maioria pelo menos).

Mas eu curti o argumento do Paulo: ''Prefiro acreditar que O AMOR NÃO É UMA ILUSÃO, do que crer que o mundo inteiro é burro, sem nexo, sem causa e sem amor quando se está apaixonado.''